Consultoria Financeira Pessoal

Praticamente todos os dias tomamos contato com inúmeros artigos, livros, palestras e websites que tratam da gestão das finanças pessoais, ou, como preferem alguns autores, tratam do planejamento financeiro pessoal.

Existe entre todos um consenso da necessidade de se inserir a gestão financeira pessoal no dia-a-dia das pessoas, seja para adquirir sua casa própria, para trocar de automóvel, para a educação dos filhos, e até mesmo para planejar seu futuro.

Uma vez que o governo está organizando suas finanças e colocando o país no caminho do crescimento, está mais do que na hora de também se colocar as finanças pessoais e familiares em dia, enxugando e controlando os gastos, eliminando e renegociando dívidas, assim se preparando para o futuro, com adequada saúde financeira.

O primeiro grande passo neste sentido é se conhecer, pois muitas das dificuldades financeiras se originam no fato de as pessoas não se conhecerem direito em relação à forma como lidam com o dinheiro. Equilíbrio e controle financeiro só vem com autoconhecimento. E, além de se conhecer, é fundamental entender o verdadeiro papel do dinheiro em suas vidas.

Para nos conhecermos é necessário não só definirmos precisamente nossos gastos, como também descubramos uma maneira de identificar os gastos do dia-a-dia, em especial aqueles que aparentemente não conseguimos mensurar e que são os verdadeiros ralos de evasão do dinheiro.

Uma vez definidos estes gatos, deve-se partir para um planejamento para enxugá-los paulatinamente, gasto a gasto, estabelecendo-se uma linha de conduta financeira. Com o estabelecimento de metas para o corte de gastos, deve-se manter estas metas sempre em mente com vistas a alcançá-las. Cortar despesa não é fácil para ninguém, mas pior é ficar devendo.

Quando se chega a um orçamento pessoal enxuto e controlado, deve-se pensar em planejar objetivos e desejos de consumo. Deve-se verificar os hábitos de consumo e poupança, e realizar algum planejamento financeiro para materializar sonhos. Após esta análise, deve-se buscar a educação financeira para proteger e rentabilizar o patrimônio conquistado.

Para que se possa implementar uma Gestão em Finanças Pessoais é necessário que se tenha uma metodologia, com começo, meio e fim bem definido, para a vida financeira. É preciso ainda estabelecer e seguir uma estratégia deliberada e dirigida para a acumulação de bens e valores, que irão formar o patrimônio de uma pessoa e sua família.

Consultoria Financeira Empresarial

Como praticamente toda a ciência, as finanças empresariais incorporaram em seu escopo as grandes evoluções do mundo contemporâneo. Seus métodos de avaliação e conteúdo conceitual assumiram um caráter bem mais abrangente, elevando sua importância para as empresas. A Crescente complexidade do mundo dos negócios determina que o responsável pela área financeira desenvolvesse uma visão mais integrativa da empresa e de seu relacionamento com o ambiente externo. O conhecimento restrito às técnicas e os instrumentos de administração financeira já se mostram insuficientes no atual mundo dos negócios, necessitando o executivo de maior sensibilidade relativa a outros valores e informações estratégicos.

O processo de tomada de decisões reflete a essência de conceito de Administração. E decisões, por sua vez, são tomadas com base em dados e informações viabilizados pela contabilidade, levantados do comportamento do mercado e do desempenho interno da empresa. Esse processo decisorial básico ao sucesso de toda empresa vem assumindo complexidade e riscos cada vez maiores na economia brasileira. Desequilíbrios nas taxas de juros, desajustes no mercado, ausência de poupança de longo prazo, intervenções nas regras de mercado da economia , comportamento das taxas de inflação, desafios do crescimento da economia, entre outros aspectos, vêm exigindo uma capacidade mais questionadora e analítica das unidades decisórias.

Conceitos financeiros consagrados em outros ambientes econômicos costumam encontrar enormes dificuldades de adaptação em nossa realidade empresarial, demandando um conjunto de ajustes e reflexões, nem sempre seguidos pelo mercado.

Dentro do ambiente empresarial, a administração financeira volta-se basicamente para as seguintes funções:

A análise das demonstrações financeiras visa fundamentalmente ao estudo do desempenho econômico-financeiro de uma empresa em determinado período passado, para diagnosticar, em consequência, sua posição atual e produzir resultados que sirvam de base para a previsão de tendências.

REDES SOCIAIS